Skip directly to content

Réveillon para quem gosta de natureza e quer fugir da muvuca

on ter, 15/10/2013 - 10:36
 
A Folha de São Paulo destacou, em seu caderno de turismo do dia 10 de outubro, uma matéria especial sobre Reveillon. Um tópico citado pela reportagem foi a oportunidade de buscar roteiros alternativos, longe da multidão e próximo à natureza. 
 
Chapada da Diamantina
 
Destinos ‘lado B’ atraem também famílias
 
“No Réveillon que passei em Paris foram quatro dias esbarrando em gente na Champs-Elysées, comendo mal e sendo mal atendido até em restaurantes que eu conhecia, entrando em lugares abarrotados de gente…”
O relato acima é de Leonel Rossi, vice-presidente da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens). Mas pode valer para muita gente que, depois de uma viagem para celebrar a virada do ano, preferia voltar ao ano anterior e ter escolhido um destino menos muvucado.
“Existe um nicho no mercado que quer visitar locais diferenciados – seja porque já conhece os destinos mais agitados, seja para fugir desse agito”, pontua Rossi. Isso porque agito pode comprometer a qualidade dos serviços.
 
Da mesma forma que cidades conhecidas pela muvuca -como Rio e Paris- observam alta na demanda turística no Réveillon, pacotes para pontos mais recônditos também se valorizam.
São locais geralmente ligados à natureza ou a esportes de aventura, como Bonito (MS), Chapada Diamantina (BA), Los Roques, no Caribe venezuelano, e a Patagônia -chilena ou argentina.
Alguns incluem o básico da época, como ceia e fogos pipocando à meia-noite; outros, por envolver verdadeiras expedições, nem isso. Em agências que atuam no setor de ecoturismo, as vendas de pacotes aumentam cerca de 30% no Réveillon.
Ainda que o aumento represente alta ocupação, o fato de as pessoas viajarem em grupos menores e o estilo das atrações -de longas trilhas a reservas ecológicas com acesso limitado de pessoas- dão conta de driblar a muvuca.
 
A novidade é que não são só turistas solitários de espírito aventureiro e casais bicho-grilo que respondem por pacotes a mais de Réveillon em destinos “lado B”.
“Temos visto mais famílias viajando para esses destinos nesta época”, diz Jota Marincek, da Venturas. “São pais que viajaram sozinhos há dez anos e hoje querem passar valores ligados à natureza a seus filhos.”
 
Confira as opções de roteiros de ecoturismo da Nova Agência Turismo. Consulte-nos.
Categoria: