Skip directly to content

O Rio de Janeiro continua sendo...

on sex, 16/11/2012 - 09:55

 

O Rio é um lugar único por sua beleza natural e astral... O carioca tem seu próprio ritmo, o seu jeito de ser está impresso na cidade e é isso que faz do Rio um lugar tão especial. 
Além da facilidade do voo direto para o Rio (CG/RJ) algumas dicas para a estadia na cidade maravilhosa ser ainda melhor:
 
 
Restaurantes:
 
Almoço
Delírio Tropical – R. Prudente de Morais, 1296 (Buffet self service, com opções saudáveis, ambientel bem informal, bom para depois da praia). Delírio Tropical se tornou umas das referências quando o assunto é salada. O cardápio da casa traz diversas combinações (simples, dupla ou tri-mix), que podem vir acompanhadas de grelhados, quiches ou empadões. As lojas ainda oferecem opções de sopas, caldos, crepes, sanduíches e sobremesas.
 
Doce Delícia – Aníbal de Mendonça, 55.  A cadeia de restaurantes que ficou conhecida pela linha de pratos leves e saudáveis completa 20 anos em 2011. O carro-chefe indiscutível é a salada múltipla escolha, com ingredientes escolhidos pelos clientes. Algumas novas opções estão no cardápio, como rosbife, salmão, radicchio e lascas de parmiggiano. Outro clássico da casa é o picadinho de filé, ovo poché, farofinha de alho, banana à milanesa e arroz branco. De sobremesa, a dica da casa é provar o chocolamour (suspiro, morango, chocolate e chantilly) ou o banana show (rodelas de banana brüllée e sorvete de creme).
 
Gula Gula - Av. General San Martin, 1.196. O restaurante tem como seu mais famoso atrativo as tradicionais saladas: são 15 tipos diferentes, como a de carne desfiada, manga, batata palha e parmesão, ou a salada italiana, que leva penne, brócolis, tomate, cebola, alcaparras, azeitona preta, pimentão e queijo de minas ao molho picante. Entre as opções de pratos estão ainda grelhados, quiches e eventuais novidades e receitas especiais, como as sugeridas pela casa na seção "Experimente" do cardápio.
 
Astor – comida deliciosa de frente pra praia, no Arpoador. 
 
Rio Brasa – Av Ayrton Senna, 2541. Uma churrascaria que reúne pratos da culinária internacional, incluindo frutos do mar e carnes. O restaurante conta com mais de 20 cortes de carne, de procedência argentina e uruguaia, com destaque para o corte da picanha, carro-chefe da casa. O bufê apresenta mais de 30 variedades de saladas, além de opções de pratos quentes, incluindo as culinárias árabe e japonesa. O espaço tem uma área infantil com enorme variedade de brinquedos, inclusive com monitores. Os papais podem saborear tranquilamente o seu almoço enquanto os pimpolhos se divertem com toda segurança e assistência.
 
Jantar
Sushi Leblon – Dias Ferreira, 256. Aberto em 1986, o Sushi Leblon foi um dos pioneiros em culinária oriental na cidade. Hoje, do balcão na Dias Ferreira saem duplas como a de atum e a de salmão gravlax com ovas, além de pratos inusitados, como o peixe-manteiga com ovo de codorna e azeite trufado. Da carta de sobremesas, a casa sugere o tempura de brigadeiro com shot de saquê e frutas vermelhas.
 
Zuka – Dias Ferreira, 233. Aberta em 2002, a casa foi eleita a melhor cozinha contemporânea da cidade pelos jurados do Prêmio Rio Show de Gastronomia, em 2006 e 2009. Caracterizado pela alta gastronomia preparada na grelha, o restaurante tem entradas como a Zuka na brasa (mix de espetinhos de queijo coalho, polvo, camarão, cafta de carne, linguiça, batata, tomate, palmito e shiitake, acompanhado de vários molhos) e também os anéis de lula com pesto de limão.
 
Na carta de vinhos, 60 rótulos selecionados por Gero Araujo e Nadia Cristina. Como sobremesa, a casa sugere um de seus clássicos: ovos moles com sorvete de canela.
Sawasdee – Dias Ferreira, 571. O restaurante tailandês, que começou sua história em Búzios, aposta na fusão de sabores e na valorização de ingredientes brasileiros. As opções à la carte são mais exóticas, como a entrada cinco sabores da Tailândia, que reúne doce, salgado, ácido e picante: lascas de limão, pimenta dedo-de-moça, cebola roxa, gengibre em tiras, amendoim triturado, coco torrado e lula desidratada. Já o royal pad thai é um prato feito com talharim de arroz, camarão, ovos, amendoim torrado e coentro, temperado com namplá e limão. A carta de drinques tem sugestões como o koh pi pi, uma mistura de rum, goiaba, licor Mandarineto e gelo.
 
Merece destaque, também, um tira-gosto: o dim sum. São pasteizinhos cozidos no vapor com molho shoyo, gengibre e alho, recheados com camarão, nirá ou porco com cogumelo. De sobremesa, o tartelete de chocolate com cassis e sorvete de creme tem boa saída.
O Le Blé Noir é uma creperia tipicamente Bretã. Um lugar sofisticado e aconchegante. Fica na Rua Xavier da Silveira, 19 - Loja A, Copacabana. É fundamental fazer reserva: tel: (21) 2267-6969  
 
Bares
Bracarense – R. José Linhares, 85, Leblon. Um dos mais famosos bares da cidade, o Bracarense tem como destaques seus petiscos e o bom chope. Entre as opções para beliscar estão os tradicionais bolinhos de aipim com camarão e catupiry, a receita mais antiga da casa e uma das mais pedidas do bar. Capitaneada pelos mesmos dois funcionários há 26 anos, a chopeira a gelo do bar garante o sucesso da bebida. Para os menos boêmios, a casa também serve almoço, com três opções de carnes de segunda a sexta:  filé mignon, contra-filé, filé de frango, linguiça, pernil e carne assada.
 
Jobi – Av Ataulfo de Paiva, 1166. Ipanema. Aberto em 1956, o tradicional bar é um dos mais célebres da Zona Sul. Costuma estar cheio, reunindo um público ávido por ver gente e tomar um chope gelado, no burburinho do Leblon. Sócio do bar há 50 anos, Manuel Narciso cuida para que o local esteja sempre limpo e o atendimento, impecável. 
 
O bar serve desde omelete, batata frita e empadinhas de frango e camarão até pratos como bacalhau à Gomes de Sá. Rissoles de camarão com catupiry e bolinhos de bacalhau também estão entre os petiscos do cardápio.     
 
Devassa – Muito bom para tomar uma cerveja, ou chopp da própria rede, jogar conversa fora com os amigos, lugar descontraído com boas opções no cardápio. Na Rainha Guilhermina, 48 Leblon ou Prudente de Moraes, 416, esq Farme de Amoedo, Ipanema.
 
Veloso – Bar com cara de balada... Para depois da praia ou antes da night. Sempre cheio, muita azaração. Rua Aristides Espínola, 44 - Leblon
 
Sucos
Bibi – Av. Ataulfo de Paiva, 591. Leblon. A casa, que tem 17 anos de história e onze filiais espalhadas pela cidade, tem como principal atrativo os sucos. São mais de 40 sabores, entre eles os sempre campeões de pedidos morango, fruta-de-conde, manga e tangerina. Para comer, os destaques são as saladas combinadas, os grelhados, crepes e sanduiches, que podem ser feitos em quatro tipos diferentes de pão: árabe, careca, francês e pão de fôrma (branco e integral). 
 
BB Sucos – Frutas fresquinhas fazem os sucos saborosos, croissants e pastéis de primeira linha e sanduíches simples e gostosos.
 
Big Polis – mais de 40 opções de sucos. Já entre as sugestões de sanduíches estão o de filé mignon, servido no pão careca e acompanhado de batatas fritas; e o hambúrguer de frango, que
pode vir com cheddar ou espinafre. Há também uma lista de versões light, na qual se destacam o de pasta de frango temperada com curry, servido no pão de fôrma integral; e o Delícia Mineira, de queijo minas com banana, também no pão de fôrma. Açaí, salada de frutas, milk shakes e vitaminas também estão presentes no cardápio da rede. Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 695, Copacabana.
 
Polis Sucos – Uma boa opção em Ipanema para tomar um açaí depois da praia. Rua Maria Quitéria, 70, Loja A.
 
Praias
Ipanema: 9 e meio e Posto 10; No Leblon na direção da Rua General Artigas.
Com crianças: O Baixo Leblon fica na Rua General Venâncio Flores. Tem também o Baixo Ipanema na Rua Joaquim Nabuco.
Na praia o que vale é dar uma volta na areia e "sacar" o melhor lugar para estender a canga.
 
Compras
Ipanema – Av. Ataulfo de Paiva. Desde Joana Angélica até Anibal de Mendonça, várias lojinhas de rua. Em frente à praça Nossa Senhora da Paz, tem a melhor quadra, na Maria Quitéria, rua lateral da praça também tem ótimas opções.
Shopping Leblon - tem espaço para criança “Cidade Animasom” muito legal e seguro. Se quiser almoçar lá tem um restaurante japonês, o Nori, com ótimas sugestões do chefe. O Informal Botequim, com pratos caseiros deliciosos. Outback e Ráscal também são excelentes opções.
 
MF
 
Categoria: 

Post new comment