Especial Comidas Típicas: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O alimento que mais caracteriza a culinária de ambos Estados é o peixe. Em 1719, os bandeirantes paulistas trouxeram para Cuiabá o charque (carne-seca), a farinha de mandioca, o milho, o arroz e o feijão. O Estado estava cheio de mineiros, paulistas e nordestinos. Mais tarde, os paranaenses e gaúchos também foram para lá e levaram costumes indígenas de comer carnes de caça, produtos nativos, como o palmito de bacuri, e os peixes de rio.
Os tradicionais peixes da região – jaús, pacus, pintados, dourados, matrinxãs e mais de 200 espécies – são preparados de diversas maneiras. Podem ser fritos, assados, ensopados, refogados ou assados na brasa envoltos em folhas de bananeira. Os peixes de grande porte são preparados inteiros, assados e recheados. Para acompanhar um delicioso peixe?
Que tal apostar nos clássicos, como o pirão do caldo de peixe com farinha de mandioca, a banana-da-terra frita ou cozida e a pimenta-malagueta? A cultura indígena dá mais dicas: póreu (feita com mandioca ralada) e o ri-ri.
Sobre as influências internacionais, o nosso estado sofreu forte contribuição do Paraguai. Um exemplo disso é a sopa paraguaia, mas não podemos esquecer da chipa (espécie de pão de queijo de ferradura preparado com polvilho doce) e o locro (cozido de carne, milho e canjica). Outras influências vieram de bolivianos e japoneses.
Informações do site:mdemulher.abril.com.br
Post new comment